Ressignificando as Crenças Limitantes

Quando nascemos, somos como um caderno em branco, sem preconceitos, crenças e opiniões. Com o decorrer dos anos, crescemos e nos relacionamos com a família, amigos, ambiente social, onde criamos a maioria de nossas crenças, mas que nem sempre são positivas, mas que podem ser modificadas de acordo com nossa vivência e determinação. Para isso é preciso desafiar ousar pensar diferente.

Mas como fazer isso? O que te impede de ir além?

Primeiro precisamos tentar identificar as crenças limitantes que mais nos atrapalham no dia a dia. Após identificá-las, começamos a fazer perguntas sobre seu comportamento e crença sobre o assunto. Relembre situações, busque na memória e tente encontrar a raiz do problema.

Em seguida precisamos definir o que pretendemos com esse processo e porque é fundamental que ela deixe de existir.

Com essas respostas, conseguimos criar, a partir desse ponto, uma crença fortalecedora, e podemos trocar a frase negativa por uma frase empoderada, que nos dá força para continuar lutando até atingir o objetivo desejado.

Dessa forma, insistindo nessa ideia e no que passamos a acreditar, a crença fortalecedora se tornará um hábito em nossas vidas.

Agora que temos consciência sobre essa crença e percebemos que ela traz mais perdas do que ganhos, é o momento que precisamos reescrevê-la de uma maneira positiva, ou seja, vamos ressignificá-la e repetir, para nós mesmos, quantas vezes forem necessárias.

A repetição deve-se a necessidade que a nossa mente tem de incorporar essa nova crença. Quanto mais “enraizada” a crença limitante estiver, ou seja, quanto mais antiga for, maior será o número de vezes que precisaremos repetir o novo modelo de pensamento.

Acredite que será mais simples e fácil pensando dessa nova maneira.

Tenhamos sempre em mente os novos pensamentos e cuidamos para quando os antigos ressurgirem, possamos ressignificar todas as crenças que nos limitam.

Precisamos transformar as coisas em aprendizado, tudo que vivemos no passado servem para ressignificar o nosso presente e viver sem dor, sem mágoas e da melhor forma possível.

“Qual a história que você quer contar da sua história?”

Seguem algumas frases para refletirmos:

Steve Jobs: “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço de seu futuro que deixa de existir”.

Nelson Mandela: “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele”.

Gandhi: “Você precisa ser a mudança que deseja ver no mundo”.

Walt Disney: “Não deixe que seu medo tome conta de seus sonhos”.

Ayrton Senna: “Na diversidade, alguns desistem, enquanto outros batem recordes”.

Todos exemplos de inovação, superação, sucesso e muito mais. Não é à toa que tais frases são constantemente disseminadas em eventos motivacionais, livros e filmes de sucesso. Eles tiveram suas crenças empoderando seus comportamentos, e somos um ser humano igual e que podemos nos fortalecer como eles.

Se buscamos alcançar resultados diferentes em nossa vida, precisamos ampliar a consciência sobre o nosso processamento interno, nossas crenças. São as programações internas de cada indivíduo que definem como iremos perceber o que está acontecendo a nossa volta, como vamos pensar e agir.

Eu sou Coach e posso te ajudar nesta missão, venha conversar comigo: @kbenfatticoach

Fontes de pesquisa:

http://startupcarreira.com.br/

https://www.ibccoaching.com.br/

https://www.cloudcoaching.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *